Inteligências Múltiplas na EF
Howard Gardner psicólogo cognitivo e educacional, ligado à Universidade de Harvard, ficou conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas. O seu livro mais famoso é provavelmente Estruturas da Mente, de 1983, onde ele descreve sete dimensões da inteligência:
- inteligência visual/espacial
- inteligência musical
- inteligência verbal
- inteligência lógica/matemática
- inteligência interpessoal (SOCIAL)
- inteligência intrapessoal (EMOCIONAL)
- E a inteligência CORPORAL/cinestésica
Desde a publicação de Estruturas da Mente, Gardner propôs duas novas dimensões de inteligência:
- A inteligência naturalista
- E a inteligência existencialista.
Os testes tradicionais de inteligência só levam em consideração as inteligências verbal e a lógica/matemática. Essa nova teoria tornou-se conhecida como teoria das inteligências múltiplas.
Multinteligências na EF
A Educação Física é um contexto social muito rico e oportuno para se trabalharem algumas das Multinteligências sobretudo de auto-consciência (aprender a ser – 4º Pilar da Educação da UNESCO) e relacionais (Aprender a relacionar-se com os outros- 3º Pilar da Educação da UNESCO). Ou seja, a Educação Física não se resume ao desenvolvimento da motricidade (praxias), mas também ao desenvolvimento da sociabilização.
Inteligência Corporal
GRUPO 1: INTELIGÊNCIA CORPORAL CINESTÉSICA – Método Natural, Primevo e Tradicional: O objetivo visa sobretudo explorar a relação do corpo no espaço, de forma natural e também em contacto com a natureza (espaços urbanos e/ou naturais – educação ambiental). Trata-se de uma procura das raízes filogenéticas da relação livre do homem com o seu corpo e com a natureza através do auto-conhecimento, auto-descoberta e auto-superação. Estas atividades e jogos têm como objetivo o desenvolvimento das capacidades condicionais, coordenativas, consciência corporal cinestésica. Neste grupo podemos incluir as atividades de exploração da natureza e atividades de exploração do corpo na relação com o espaço e objetos.
Inteligência Emocional
GRUPO 2: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – Mente-Corpo e Consciência Corporal: para que o aluno entre em contacto consigo próprio (“O corpo é a nossa mente subsconsciente”, Candace Pert) e explore, através das atividades e técnicas de educação somática e/ou estados hipometabólicos (meditativos/contemplativos), uma consciência corporal eutónica. Pode recorrer também a técnicas de visualização, que facilitam a regulação dos seus estados interiores, criando calma, paz e tranquilidade interior. Estão englobadas neste grupo as atividades de Wellness e as atividades rítmicas e expressivas sobretudo criativas.
Inteligência Social
GRUPO 3: INTELIGÊNCIA SOCIAL – Relação e Comunicação: a prioridade não é tanto o domínio técnico (componentes críticas) e tático do jogo. Os jogos passam a ser um meio para desenvolvimento da autonomia relacional e da comunicação com o outro, facilitando sobretudo a exploração e a descoberta com criatividade das diversas formas de comunicação através da linguagem corporal, verbal e simbólica. A comunicação no jogo utiliza sobretudo a linguagem corporal para construir sinergias entre os jogadores. O jogo permite explorar a comunicação gestual e a visão é fundamental para uma boa perceção da informação disponível.
Jessica Tracy et al. 2015. The nonverbal communication of emotions. Sciencedirect. Current opinion in Behavioral Sciences. 3: 25-30: PDF

