Biofeedback

O Biofeedback refere-se a qualquer mecanismo biológico que permita a retroalimentação (“feed back”), isto é, que permita o retorno de informação para reaferição e ajustamento interno, seja uma tensão muscular, temperatura da pele, frequência cardíaca, respiração ou a atividade das ondas cerebrais. Se pudermos tomar consciência de um mecanismo fisiológico refletido através de um computador, e ver efetivamente o sinal no monitor, ou escutar um sinal audível, podemos aprender como controlar esse sinal e assim, o mecanismo físico.

O biofeedback dá-nos acesso ao sistema nervoso autónomo ou involuntário e qualquer processo fisiológico que ocorra dentro do nosso corpo que possa ser mensurável e controlado através deste processo de retroalimentação. Os “místicos” e os yoguis utilizaram este processo de controlo fisiológico desde há séculos. Por exemplo, Swami Rama está entre os primeiros a ser estudado nos Estados Unidos no Menninger Institute em Topeka, onde descobriu que com apenas alguns minutos de feedback, podia demonstrar um controlo notável. Com base nestas investigações compreendeu-se que pelo uso deste equipamento e tecnologia, pode-se ensinar uma pessoa média a fazer exatamente o mesmo tipo de coisas num período muitíssimo mais reduzido.

Pacientes que utilizaram o biofeedback transcenderam a ideia de que os seus corpos estão fora do seu controlo e aperceberam-se que as suas emoções, pensamentos e intenções são uma força que produz alterações nos seus corpos e assim, os seus corpos são uma extensão das suas mentes. Muitas das técnicas de yoga e Tai-Chi, ou mesmo artes marciais, ensinam técnicas de controlo e mestria da mente-corpo como um processo preliminar a um mergulhar na consciência. Acalmar as emoções, aquietar a mente, e controlar as distrações que o corpo produz, faz parte do processo de auto-disciplina no qual se aprende a conservar e devotar as energias à contemplação e meditação.

O Institute Heart Math, no seu documento Science of the Heart© apresenta um vasto reportório de investigações, experiências e resultados que atribuem a esta metodologia uma grande credibilidade e acreditação. Um dos equipamentos que desenvolveram e comercializam é o Freeze FramerTM (upgrade: emWave Desktop), um software que facilita a aprendizagem da coerência psicofisiológica através de um conjunto de jogos interativos.

  • Science of the Heart – HeartMath Institute: PDF

Os equipamentos de Biofeedback possuem uma interface gráfica que permite observar alguns parâmetros relacionados com a VFC. Esta tecnologia pode estar disponível nas Escolas, facilitando aos alunos utilizadores deste programa (na fase de repouso), um processo de meditação assistida.


Resultados


Resultados da aplicação do Freeze Frame (emWave)

Os investigadores investem na sincronização coração cérebro sabendo que a coerência cardíaca melhora a performance cognitiva. Ou seja, o aumento da sincronização entre o coração cérebro durante a coerência dos ritmos cardíacos (VFC), mostram alterações na sincronização das ondas alfa durante ritmos cardíacos de elevada coerência. Verifica-se nestas condições um aumento significativo na sincronização dos ritmos alfa do traçado eletrocardiográfico e eletroencefalográfico durante as sessões com jogos de biofeedback. Estes foram os resultados do estudo apresentado na Annual Meeting of the Pavlovian Society por Rollin McCraty & Mike Atkinson (1999). Os resultados mostram uma alteração positiva no estado emocional, equilíbrio do sistema nervoso autónomo e uma maior coerência na função cardíaca obtidas através da prática do software Freeze-Frame.

COERENCIA E INCOERENCIA

Rollin McCraty, Mike Atkinson, Dana Tomasino, Jeff Goelitz, Harvey N. Mayrovitz desenvolveram uma investigação na “Palm Springs Middle School” no condado de Dade na Florida. Estudaram qual o “impacto do desenvolvimento de habilidades de auto-gestão emocional a nível do funcionamento psicossocial e na recuperação autónoma relativa ao stress em crianças do nível escolar médio”. Os resultados indiciaram melhorias significativas seguidas à aplicação do programa do Heartmath em 17 de 19 áreas do funcionamento psicossocial medidas por um questionário, incluindo a gestão da raiva, conforto do professor, auto-confiança, gestão do trabalho e concentração, perceções do meio familiar/satisfação e diminuição do comportamento de risco.

No caso da aplicação da ferramenta do HeartMath verificou-se a nível educativo um aumento de 50% de Estudantes que passaram os seus exames. Os estudantes tiveram ganhos representando 1 ou 2 anos de crescimento na leitura e matemática com apenas 1 mês de preparação e Introdução:

  1. Melhorias nos Resultados dos testes;
  2. Melhorias na Clareza mental;
  3. Melhorias na Gestão e concentração no trabalho;
  4. Melhorias nos Comportamentos na classe;
  5. Melhorias no Lugar de controlo (resistência à mesma pressão);
  6. Melhorias nos Tempos de discriminação e reação;
  7. Melhorias na Tomada de decisões;
  8. Melhoria na Prontidão à aprendizagem;
  9. Melhoria no Conforto do professor;
  10. Melhorias nos Relacionamentos familiares.
  11. Diminuição do Comportamentos de risco;
  12. Diminuição da Zanga – raiva;
  13. Diminuição da Hostilidade;
  14. Diminuição da Ansiedade;
  15. Diminuição da Depressão;
  16. Diminuição da Angústia psicológica geral;
  17. Diminuição da Sintomas físicos do STRESS – Somatização.

Designa-se por coerência psicofisiológica ao modo fisiológico coerente promovido por estados emocionais positivos. Este estado é associado com a manutenção de emoções positivas a um elevado nível de estabilidade mental e emocional. Nos estados de coerência psicofisiológica, existe um aumento da sincronização e harmonia entre os sistemas cognitivo, emocional e físico.

O biofeedback dá-nos acesso ao sistema nervoso autónomo ou involuntário. É essa porção do sistema nervoso que em tempos se pensou estar completamente fora do controlo voluntário. Agora sabe-se através desta tecnologia, que todo e qualquer processo fisiológico que ocorra dentro do nosso corpo que possa ser mensurável, pode ser controlado através deste processo de retroalimentação. Os praticantes de Yoga com muita experiência (Índia) utilizaram este processo de controlo fisiológico desde há séculos. Temos vindo a saber ao longo dos anos que existem alguns indivíduos praticantes de Yoga avançado que conseguem diminuir ou parar a frequência cardíaca ou reduzir a taxa respiratória até um valor ínfimo por intervalos de tempo consideráveis. A. Martin Wuttke refere que nós apenas estamos a redescobrir e a desenvolver alguns princípios e ferramentas poderosas que fazem parte das mais antigas tradições e ensinamentos espirituais que estão a ser reproduzidos pelas modernas tecnologias. Combinando estes princípios com a tecnologia moderna seremos capazes de facilitar uma mudança rápida nos indivíduos e tratar efetivamente um grande leque de desordens físicas e psicológicas.


Evidências:

Na última década, a literatura científica registou um aumento fenomenal no número e na qualidade dos estudos de investigação que demonstram os impactos positivos da meditação. O sucesso da meditação está diretamente correlacionado com uma série de “indicadores” biométricos – dos quais a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) é considerada um dos mais fortes. 

  • Melhorar a capacidade para lidar com a adversidade em situações de stresse.
  • Diminuir a ansiedade.
  • Gerir o Stresse.
  • Reduzir a depressão.
  • Melhorar a resposta aos estímulos indutores de raiva.
  • Melhorar a qualidade do sono.
  • Reduzir a dor.
  • Melhorar os sintomas da desordem gastro-intestinal.
  • Melhora a disposição e o bem-estar psicológico.
  • facilita no desempenho desportivo.

Bibliografia:

  • Sesanne M. Cutshall et al. Evaluation of a biofeedback-assisted meditation program as a stresse management tool for hospital nurses: a pilot study. Explore 2011 mar-apr, 7(2).
  • M. Knox et al. Game-based biofeedback for pediatric anxiety and depression. Mental Health in Family medicine 2011; 8: 195-203.
  • Nika Pusenjak et al. Can Biofeedback training of psychological responses enhance athletes’ sport performance? A practitioner’s perspective. The Physician and Sportsmedicine, july 2015.
  • Qin Li. The effect of Computer-based biofeedback on creativity. Surface, spring 5-1-2008.
  • Krestina L. Amon et al. Can Children with AD/HD learn relaxation and breathing techniques through biofeedback video games? Australian Journal of Educational & Development Psychology. Vol 8, 2008, pp 72-84.