Zonas Azuis
Michel Poulan e colaboradores “The Blue Zones” refere que a longevidade está associada a populações que conseguem manter um estilo de vida tradicional que pressupõe:
- Atividade Física ao longo de toda a vida.
- Reduzido nível de Stresse.
- Apoio familiar e comunitário aos idosos.
- Consumo de alimentos produzidos localmente.
Na prática as Zonas Azuis (ZA) definem-se como áreas geográficas limitadas e homogéneas onde a população partilha o mesmo estilo de vida e ambiente e a sua longevidade provou-se ser excecionalmente elevada.
A questão coloca-se nos seguintes termos, de que forma as lições obtidas a partir das ZA podem ser implementadas de forma a melhorar um envelhecimento saudável nas nossas sociedades pós-industriais. Esta preocupação levou Dan Buettner a iniciar o Projeto Comunidade Zona Azul cujo objetivo pretende criar um programa a nível comunitário que envolva as escolas, negócios, famílias e governos na melhoria da saúde e bem-estar das populações. A iniciativa Projeto Zonas Azuis evoluiu para Comunidades Zona Azul enquanto abordagem sistémica que permite aos cidadãos, escolas, empregados, restaurantes, mercearias e lideres comunitários trabalhar colaborativamente em políticas e programas que tenham o maior impacto e conduzam a comunidade no sentido de uma saúde e bem-estar ótimos.
A disciplina de EF pode contribuir para um projeto multidisciplinar em articulação curricular com outras disciplinas e em parceria com a comunidade local e autarquia. A Atividade Física tem um papel muito importante nos estilos de vida ativos que promovem o bem-estar e a felicidade que se pode traduzir no conceito IKIGAI.
O Conceito Ikigai que evidencia a importância de questões existenciais para o sucesso e felicidade, seja na área profissional ou pessoal. Ikigai é um termo japonês que descreve a razão que nos motiva a levantar da cama todos os dias, ou seja, a motivação para viver.
- Como viver uma vida significativa? O que é bom para o mundo?
- Como viver uma vida produtiva? O que eu sou bom a fazer?
- Como viver uma vida agradável? O que amo fazer?
- Como viver uma vida plena? Em que atividade eu posso ser pago?

Literacia Física
Uma pessoa fisicamente literada incorpora um estilo de vida fisicamente ativo. Indivíduos fisicamente literados têm o conhecimento, competências e atitudes para assumir estilos de vida saudáveis, bem como para ajudar outras pessoas a adquirir essas habilidades. A agência (capacidade de agir, diligência) é um elemento crítico na literacia física, pois somos continuamente confrontados com decisões saudáveis/não saudáveis. A literacia Física incorpora a motivação, confiança, competência física, conhecimento e responsabilidade pessoal e por isso engloba aspetos físicos, mentais e psicossociais.
Literacia Física é a motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para se valorizar e assumir responsabilidade pelo envolvimento em atividades físicas ao longo da vida.
Associação Internacional de Literacia Física, 2024.
Questões a colocar relativamente à lógica das Aprendizagens Essenciais tendo em consideração a perspetiva da longevidade, ou por outras palavras, da Participação em Atividades Físicas ao longo da vida no âmbito das práticas de atividades físicas não formais e informais (PDF).

Preferências da População Portuguesa
O Modelo de EF que propomos foi desenhado e concebido tendo em consideração os Desafios do Século XXI, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a perspetiva do destinatário, o modelo derrogatório, as preferências da população portuguesa quanto a diferentes tipos de atividade física, a participação em atividades físicas ao longo da vida, entre outros aspetos importantes e fundamentais que dão forma a este projeto.




Atividade Física ao Longo da Vida
Gestão da Capacidade Funcional:
Dawn Penny e Mike Jess no artigo Physical Education and Physical Active Lives: A lifelong approach to curriculum development perguntam: o que é que um estilo de vida ativo envolve exatamente?
- Se queremos desenvolver propostas que estabeleçam relações realistas entre a Educação Física e as agendas de Atividade Física para a população, precisamos construir uma visão clara sobre o que envolve um tal estilo de vida.
- Segundo, precisamos revisitar o tipo de competências, conhecimentos e compreensão necessários que os jovens precisam adquirir para manter estilos de vida ativos.
Qual é o quadro de referências que deve alicerçar o modelo de Atividade Física ao Longo da Vida (AFLV – Longevidade) – A AFLV pode ser conceptualizada como tendo quatro dimensões:
- Atividade Física Recreacional (AFR) enquanto lazer, a qual para muitos, é uma atividade com orientação social de caráter cooperativo (Atividades Físicas de Animação e Turismo).
- Atividade Física Funcional (AFF) que responde às exigências das tarefas diárias, sejam profissionais ou domésticas.
- A AFF utiliza sobretudo exercícios semelhantes aos movimentos realizados no dia-a-dia e que visam a melhoria integrada das capacidades condicionais e coordenativas com o intuito de garantir a autonomia durante a execução das funções diárias. São considerados 7 movimentos primevos: empurrar, puxar, agachar, afundo, inclinar, torcer, caminhar (Paul Check). Georges Hébert criou um sistema de treino (Método de Treino Natural) baseado nos movimentos dos povos indígenas em contacto com a natureza.
- Para ser considerado “funcional”, o treino deve focar-se na melhoria padrões de movimento que, segundo Cook e colaboradores são combinações intencionais de segmentos estáveis e móveis trabalhando em harmonia coordenada para produzir sequências de movimentos eficientes. Nesta perspetiva, os exercícios de força devem incluir padrões de agachar, puxar, empurrar e carregar, sempre com especificidade neuromuscular e metabólica semelhante às ações diárias do indivíduo.
- Atividade Física Relacionada com a Saúde (AFRS) relacionada com a aptidão física, bem-estar e/ou reabilitação.
- Atividade Física Relacionada com a Performance (AFRP) a qual também está relacionada com a auto-superação e/ou sucesso nos ambientes exigentes e/ou competitivos (Adversidades)

Estas dimensões envolvem diferentes procuras de atividades, necessidades e interesses em diferentes momentos das nossas vidas – à medida que nos preparamos para, e progredimos através dos vários anos de escolaridade, entramos na vida adulta e vida ativa, passando por diferentes empregos, construindo família, avançamos na idade adulta, envelhecemos e entramos na reforma.


As 4 Dimensões da AF ao Longo da Vida:

Recreacional
Enquanto lazer, a qual para muitos, é uma atividade com orientação social.

Funcional
Responde às exigências das tarefas diárias, sejam profissionais ou domésticas.

Saúde
Relacionada com a aptidão física, bem-estar e/ou reabilitação

Performance
Relacionada com a auto-superação e/ou sucesso nos ambientes exigentes (adversidades) e/ou competitivos

Fonte da Imagem: Christopher Coutts e Micah Hahn intitulado Green Infrastructure, Ecosystem Services, and Human Health, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health. Infraestrutura Verde de uma Comunidade.



