top of page

Ritmo e Expressão

A presença no corpo!...

Dança Criativa

Plasticidade, expressão e ritmo do movimento.

A dança é uma das atividades que melhor explora o potencial plástico, expressivo e rítmico do movimento, em íntima ligação com a composição musical que lhe dá suporte, mas é também, fundamentalmente, o resultado da combinação dos diferentes elementos do movimento, organizados em três grandes vertentes:

 

  1. Utilização do corpo no espaço.

  2. Dinâmica do movimento.

  3. Relações entre os participantes.

A observação e análise sistemática do comportamento motor em dança revela-nos as seguintes nove categorias comportamentais, utilizando-se como critérios diferenciadores o tipo de apoio e os traços identificadores de grupos de movimentos associados por características comuns.

PLASTICIDADE:

  1. Posturas: ausência de movimento.

  2. Equilíbrios: apoio reduzido.

  3. Gestos: apoio fixo.

  4. Deslocamentos: apoio cíclico.

  5. Passos: transferência de peso.

  6. Saltos: ausência de apoio.

  7. Voltas: mudança de direção.

  8. Quedas: perda de estabilidade.

  9. Contactos: contacto físico com pessoas ou objetos.

EXPRESSÃO:

  • Expressão de sentimentos e ideias através do corpo.

RITMO:

  • Sucessão regular dos tempos fortes e fracos numa frase musical. Estes tempos podem ser marcados pela voz, batimentos de partes do corpo (percussão corporal), instrumentos de percussão ou pela música.

Podemos explorar o movimento recorrendo aos elementos anteriores combinando-os de forma criativa:

Espaço:

  • Próprio ou pessoal e o Espaço Geral.

  • Níveis:

    • Inferior.

    • Médio.

    • Superior.

  • Trajetórias:

    • Em contacto com o solo.

    • Trajetórias aéreas.

    • Trajetórias lineares ou em zigue-zague

  • Direções:

    • Cima-baixo.

    • Frente-trás.

    • Direita-esquerda.

  • Planos.

Ações:

  • Corresponde às 9 categorias comportamentais apresentadas.

Dinâmica:

  • Ritmos:

    • Rápido vs lento.

    • Aceleração vs desaceleração

  • Qualidade do Movimento:

    • Forte vs fraco.

  • Fluidez-Expressão:

    • Movimento fluido ou contínuo.

    • Movimento rígido ou descontínuo.

___________________

  • Luís Xarez Rodrigues, “Dança na escola: proposta metodológica com base nas ações motoras”

  • Marcílio Souza Vieira (2015); “Abordagens Somáticas do Corpo na Dança”; Revista Brasileira Estudos Presença; Vol. 5; n.º 1; jan-abril 2015; pp. 127-147

  • Adriana Di Marco Neves; “Dança e Psicomotricidade: Propostas do ensino da Dança na escola”

Educação Somática

Consciência Corporal

A palavra soma foi reinventada por Thomas Hanna, professor do Método Feldenkrais e editor da revista Somatics, que distingue os conceitos de corpo e soma:

  • Soma é o corpo subjetivo, ou seja, o corpo percebido do ponto de vista do indivíduo.

  • Quando um ser humano é observado de fora, por exemplo, do ponto de vista de uma 3ª pessoa, nesse caso é o corpo que é percebido (Este é o corpo da Educação Física).

 

Acredita-se que termos como consciência corporal, esquema corporal, esquema postural, perceção corporal (…) imagem do corpo, noção do corpo (…) não fazem parte de uma estrutura léxica coerente ou que permitam uma linguagem uniforme ou como padrão entre os profissionais que têm por objeto de estudo o Homem e a sua motricidade. Todos os métodos de Educação Somática orientam-se por características comuns na forma como o professor aborda o movimento do corpo nos seus alunos em contexto de aula:

  • Diminuição do Ritmo

  • A respiração como suporte do movimento.

  • A interpretação da diretriz verbal.

  • A auto-pesquisa do movimento.

  • A auto-massagem.

  • A procura do esforço certo.

  • O alongamento fino e preciso.

  • O aumento do vocabulário gestual.

  • Aprendizagem “leiga”.

___________________

  • (1) “Comando” é um substantivo masculino, porém, no contexto de formulação de conceitos próprios ao campo da Educação Somática insisto em usar “comanda” como substantivo feminino para reforçar que o professor de Educação Somática não está no “comando” do exercício, mas ele faz uma encomenda ao aluno.

O campo da Educação Somática (ES) subdivide-se em três conceitos:

  • Descondicionamento gestual:

  • Autenticidade somática:

  • Tecnologia Interna:

 

Os percursores da ES formularam algumas questões para as quais procuraram respostas inovadoras:

  • Como se dá o movimento no corpo?

  • Quais as relações entre corpo e mente?

  • O que é a perceção e como ela opera?

  • Quais as relações entre a perceção e o movimento no corpo?

  • Qual a importância das emoções neste circuito?

Enquanto Eutonia a ES pode levar a pessoa a perceber e ter consciência da sua realidade somática (totalidade), como terapia pode ampliar o conhecimento sobre si e como arte libertar o seu potencial criativo. Nesse procedimento, cada um é responsável pelo seu próprio processo de educação e reabilitação. Trata-se de um método de investigação e observação do corpo em que a pessoa é, simultaneamente, o sujeito e objeto da sua própria experiência. A investigação na busca do contacto consciente com o corpo centra-se na atenção dirigida às partes e ao corpo em conjunto. A escuta do corpo e o estado de presença alcançado por esta escuta são fundamentais para a compreensão de um corpo consciente. Desenvolver a capacidade de atenção é um dos objetivos da Eutonia.

_____________________

  • Marcia Strazzaxappa. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos.

  • Umberto Cerasoli (2015). Resumos do Seminário de Pesquisas em andamento PPGAC/USP. Vol.3.1:

  • Débora Pereira Bolsanello. A Educação Somática e o contemporâneo profissional da dança. Artes e Ciências

  • Débora Bolsanello. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005.

  • Fábio Soares da CostaI e col. Somatic Education as an Inclusive Perspective in School Physical Education Lessons. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 1, e79769, 2019

Método BAPNE

Percussão Corporal

BAPNE é um acrónimo de: Biomecânica, Anatomia, Psicologia, Neuro-ciência e Etnomusicologia. É um método de estimulação cognitiva, socioemocional, psicomotora baseado na neuromotricidade. Utiliza a percussão corporal como recurso didático direcionado para a possível estimulação de funções cognitivas e funções executivas.

Alguns estudos demonstraram benefícios interessantes deste método:

  • Aumento do volume do hipocampo em cerca de 2%

  • Melhoria da memória espacial.

  • Incremento dos níveis da proteína BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro do inglês Brain-derived neurotrophic factor).

  • Melhora a plasticidade sináptica

  • Aumenta a vascularização cerebral

  • Aumento da neurogénese

  • Efeito protetor contra certas enfermidades neurodegenerativas (Alzheimer)

  • Melhora a atenção.

  • Melhora a memória de trabalho.

  • Melhoria no controlo dos impulsos.

BAPNE continuação...

 

O objetivo principal é o desenvolvimento da “Inteligência Executiva”, conforme detalhado por José Antonio Marina. As atividades do Método BAPNE® têm como objetivo principal o possível desenvolvimento dos seguintes pontos:

  • Inibir a resposta.

  • Atenção direta.

  • Planear e organizar as metas.

  • Trabalhar na flexibilidade cognitiva.

  • Desenvolver memória de trabalho

  • Uso do controle emocional para melhorar a ação.

  • Gestão da metacognição. Refletir lentamente sobre o nosso modo de agir e pensar através de atividades cooperativas.

BAPNE é uma metodologia multidisciplinar que oferece muitos recursos que vários tipos de profissionais podem introduzir no seu campo profissional. É por isso que abordam a metodologia psicólogos, professores, assistentes sociais, professores de educação física, professores de artes plásticas, músicos, médicos, neuropsicólogos, engenheiros, arquitetos, terapeutas, etc.

______________________

  • A. Romero-Naranjo et. al. Therapeutic benefits of body percussion using the BAPNE method:

  • Andrea Carretero-Martinez et. al. Cognitive, visdual-spatial and psychomotor development in students of primery education through body percussion – BAPNE Method

  • Davide Conti et al. Singing BAPNE© body percussion and voice as a didatic element

  • Georgio Cozzutti et. al. Music. Rhythm and movement: a comparative study between the BAPNE and Aillems Methods

  • Muzaffer OzguBulut. Introduction to the interactive learning environment of body music

  • Erickson K. et al. (2011): “Exercise training increases size of hippocampus and improves memory”. PNAS 108, 3017-3022.

  • Gómez-Pinilla F. y Hillman C. (2013): The influence of exercise on cognitive abilities”. Comprehensive Physiology 3, 403-428.

bottom of page